1º Módulo Shampoo

1º Módulo Shampoo

Lavar o Cabelo (Esfregar)

LAVAR O CABELO (ESFREGAR)

O processo de shampoo (lavar) é dividido em carreiras.

PRIMEIRA CARREIRA

Iniciamos, suavemente, do lado direito do cliente com dois dedos em movimentos de zigue-zague e vai e vem, aumentando a pressão dos dedos, voltando com três dedos num espaço de dois a três centímetros duas vezes, de orelha a orelha.
Em todo o processo, os dedos deverão estar na posição de 45º (lembrando que a cabeça é arredondada) em relação ao couro cabeludo. Este processo deverá começar pelo lado direito do cliente e acabar no lado esquerdo.

SEGUNDA À QUARTA CARREIRA

Da segunda a quarta carreira, devemos esfregar da seguinte maneira: inicia-se com quatro dedos fechados, subindo até o meio da cabeça, abrindo gradativamente no espaço de 1 cm de um dedo para o outro, este movimento deverá ser de zigue-zague e vai e vem.
Ao término da quarta carreira, iniciamos essa etapa novamente. As mudanças de carreira deverão ser feitas na orelha.

QUINTA CARREIRA

Com a mão esquerda, levantar a cabeça do cliente suavemente, transmitindo confiança, numa posição propícia para lavar. Inicia-se o processo do lado direito do cliente com dois dedos, três e quatro dedos no meio da nuca e, seguindo quatro dedos, três e dois dedos num movimento de zigue-zague e vai e vem. Este processo é feito três vezes e deverá ser estendido de orelha a orelha, com a preocupação de lavar contorno da nuca e as orelhas.
Após a quinta carreira, devemos complementar o processo, começando com as duas mãos na nuca, com os quatro dedos, num movimento de zigue-zague, subindo na parte frontal da cabeça, descendo e subindo novamente. Em seguida, desliza-se para o lado, esfregando o contorno da orelha com quatro dedos, esfregar a 4a parte subindo mais ou menos 3 cm acima do contorno da orelha, também com quatro dedos, diminuindo para três e dois dedos no centro da testa, finalizando com quatro dedos no geral.
Este processo de shampoo se repetirá duas vezes.

Após enxaguar o cabelo, aplica-se condicionador. Este condicionador deve ser aplicado mais nas pontas dos cabelos, devido a extrema proteção que dá a cada fio, principalmente contra o ar, poluição, poeira, vento, etc.
OBS.: No início e no término desse processo, deveremos fazer movimentos suaves para que o cliente sinta o início e o fim do shampoo.

Deixe uma resposta