2º Módulo Escovas

2º Módulo Escovas

Brushing Cabelo Comprido


O brushing em um cabelo comprido deve ter as seguintes características:

1
Volume na raiz;
2
Meio e pontas com brilho;
3
Pontas bem trabalhadas e alinhadas, voltadas para dentro ou para fora.


DIVISÃO


A divisão será feita em 4 partes: do topo da cabeça até o meio da orelha esquerda; do mesmo ponto até o meio da orelha direita; e do meio da testa até o meio da nuca, assim teremos 4 partes. As mechas serão divididas paralelas ao chão na espessura de 1,5 cm.

VOLUME NA RAIZ


Feita a divisão, colocamos a escova sobre a mecha, dando um giro, tensionando-a em um ângulo de 90º em relação ao couro cabeludo para obtermos volume na raiz.



BRILHO NO MEIO E PONTAS


Após secar bem a raiz, movimentamos o secador, direcionando-o ao meio da mecha. Tal movimento deve lembrar uma onda indo e vindo, utilizando o pulso, a fim de dar o máximo de brilho possível.
Por fim, secamos as pontas da mecha girando a escova e movimentando o secador constantemente.
A importância de movimentar constantemente o secador é porque a temperatura do jato de ar quente, desde que em movimento, mantém-se a aproximadamente 60ºC e esta temperatura não danifica o fio do cabelo.
Em uma cabeça, normalmente a região da nuca possui uma ondulação mais fraca se comparada com a região do topo da cabeça, que possui uma ondulação mais forte. Isso deve ser observado ao fazer o brushing para usar a tensão necessária e obter, no resultado final, uma escova toda por igual.
Uma vez as mechas tensionadas com o auxílio da escova, não se deve mais colocar a mão no cabelo. O manuseio da mecha deve ser feito com o auxílio da própria escova e do secador.
No mercado, existem inúmeros tipos de escova, sendo que cada qual possui uma finalidade específica. Cabe ao profissional utilizar a escova que melhor se adapte ao tipo de cabelo e ao serviço a ser executado, sem existir uma regra para a escolha da escova.


FINALIZAÇÃO


A finalização é a parte mais importante da escova. É o toque final do profissional que realizou a escova que vai mostrar ao cliente o capricho e a atenção aos menores detalhes, que fazem uma grande diferença no resultado final do brushing.
O capricho é um atributo pessoal e intransferível, ou seja, cada profissional tem o seu. No SOHO, capricho é mais que fundamental, é uma lei.
Existem vários produtos que auxiliam a finalização do brushing e conhecê-los é de extrema importância para o profissional da escova.
A utilização equivocada de um produto, ou mesmo o exagero, pode colocar todo o serviço a perder

Exemplos:

Silicone: por ser na sua maioria extremamente concentrado, deve-se utilizar uma quantidade mínima (1 ou 2 gotas) e espalhar muito bem, principalmente no meio e pontas do cabelo.
Spray fixadores: devem ser utilizados a uma distância mínima de 30 cm do cabelo, a fim de que o produto tenha espaço para se espalhar no ar e agir por igual em todo o cabelo.
Cremes protetores do fio de cabelo: são aplicados antes da escova e devem ser utilizados na quantidade ideal, pois seu exagero resultará em um cabelo pesado e sem brilho.
Todos os produtos possuem instruções de utilização em seus rótulos. É importante a preocupação dos profissionais em obter o máximo de conhecimento sobre a aplicação apropriada desses produtos, a fim de obter o melhor resultado possível.