2º Módulo Escovas

2º Módulo Escovas

Brushing Crespo

É um processo cuja finalidade consiste em mudar os cabelos crespos em cachos maiores e/ou lisos.
Principais características do Brushing Crespo:

Divisão;
Volume na raiz;
Alisar e direcionar a raiz;
Manter sempre molhada a parte que ainda não foi feita;
Todo o cabelo no fi nal do processo deverá irradiar brilho;
Raiz e pontas em sua totalidade não deverão ter aparência de crespo;
O secador deverá estar sempre paralelo ao couro cabeludo.


DIVISÃO


A divisão deve ser feita sempre com auxílio do pente de cabo.

A raiz tem que estar à 90º em relação ao couro cabeludo
Inicia-se pela nuca com uma divisão nítida, paralela ao chão com a espessura da mecha de, no máximo, 1,5 cm.
Após secar a primeira mecha, sobe-se trabalhando mecha à mecha até o topo da cabeça.


POSIÇÃO DO SECADOR


A posição do secador deve ser paralela em relação ao couro cabeludo. Dessa forma, evita-se queimá-lo e também não há desperdício do vento do secador. A cabeça é redonda, sendo assim o secador deverá acompanhar o formato da cabeça, mantendo-se sempre em um ângulo paralelo.



VOLUME NA RAIZ


Para dar volume à raiz, necessário primeiramente puxar a mecha a mais ou menos 120º e secá-la, procurando sempre direcionar a raiz. Deve-se entrar com a escova sempre por baixo da mecha.


ALISAMENTO E DIRECIONAMENTO


Para direcionar a raiz, é necessário fazer movimentos contrários, ou seja, para o lado oposto à queda natural do cabelo.
Exemplo: o cabelo com o caimento para o lado esquerdo deverá ser escovado forçando para o lado direito e vice-versa. Só assim o cabelo cairá no meio, ou seja, no lugar certo.
Após direcionar e secar a raiz, massagear o meio e as pontas, sempre girando a escova com os dedos e nunca com o pulso, mantendo o secador sempre em movimento sem deixá-lo encostar na mecha.
No caso da existência de rodamoinho e também no acabamento, pode-se entrar com a escova por cima da mecha, a fi m de dar mais tensão.


UMIDADE NA PARTE NÃO TRABALHADA


É importante manter sempre molhada a parte que ainda não foi feita, só assim obteremos com mais facilidade o volume e o brilho no cabelo.


Em cabelos crespos, somente quando molhados é possível direcionar a raiz, além de aumentar a durabilidade do brushing. Caso o cabelo esteja levemente úmido, a durabilidade será menor.


BRILHO


Todo cabelo deverá ter brilho. Para obter brilho, deve-se fazer o brushing com tensão necessária, pegando mechas finas e sem pular

APARÊNCIA


O cabelo deverá ser feito todo por igual, ou seja, com a mesma tensão, para evitar que um lado fique mais crespo que o outro. Para isso, é importante que o cabelo crespo tenha, no mínimo, o comprimento de 2 cm na nuca e na costeleta. Dessa forma, tem-se um comprimento mínimo para pegar com a escova e dar tensão necessária.