3º Módulo Pama

3º Módulo Pama

Bogoudis

BIGOUDIS

A escolha do tamanho do bigoudi é muito importante, ela deverá ser feita de acordo com o comprimento do cabelo, de modo que após enrolado, permaneça fi rme e com brilho. A cabeça deverá ser enrolada com vários tamanhos de bigoudis, afi nando até o tamanho necessário.
Para o enrolamento na boneca são necessários 75 bigoudis:
Parte central (divisões 1, 2, 3, 4);
S ão necessários 12 cremes, 5 azuis, 4 verdes, 3 roxos, 2 brancos e 1 amarelo;
Lateral esquerda (divisões 5, 6, 7);
D ivisões 6 e 7: enrola-se 1 creme, 5 azuis, 4 verdes, 3 roxos, 2 brancos e 1 amarelo;
Divisão 5: enrola-se 1 creme, 5 azuis e 2 verdes;
Lateral direita (divisões 8, 9, 10)
D ivisões 9 e 10: enrola-se 1 creme, 5 azuis, 4 verdes, 3 roxos, 2 brancos e 1 amarelo;
Divisão 8: enrola-se 1 creme, 5 azuis e 2 verdes.

PAPEL

O papel tem como função facilitar o enrolamento, evitando que as pontas fi quem dobradas ou desalinhadas. É importante saber qual a medida que deveremos colocar o papel sobre a mecha para que, após o enrolamento, a ponta do papel não fi que para fora do bigoudi, comprometendo a estética do enrolamento, ou seja, o papel deverá ser colocado 1/3 para dentro das pontas, fi cando 2/3 para fora.
O papel e a mecha deverão estar entre o dedo indicador e o dedo médio, ou seja, o dedo indicador fi ca sobreposto ao dedo médio e não paralelo.

Primeira e segunda parte: para obtermos a primeira e a segunda parte, devemos nos auxiliar de um bigoudi que será usado no alto da cabeça.
O comprimento da primeira parte é obtido com a medida igual ao comprimento do bigoudi. A largura da primeira parte é obtida a partir do comprimento do bigoudi, tirando 0,5mm de cada lado, isto é: a largura das partes 1 e 2 é a partir do comprimento do bigoudi, menos 0,5mm de cada lado.
Terceira e quarta parte: da largura da segunda parte são traçadas duas linhas para a nuca, afinando até a largura do último bigoudi a ser enrolado.
Exemplo: se for afinar até o bigoudi amarelo, estreitar a parte sem esquecer de tirar o 0,5mm de cada lado.
Depois de traçadas as duas linhas, tirar 2/3 para obter a terceira parte e 1/3 para a quarta parte, isto é:


Quinta parte: é traçada uma linha vertical a partir da intersecção da primeira e da segunda parte, do lado esquerdo, descendo uma linha, passando 1 cm atrás da orelha, isto é:
Sexta e sétima parte: na sexta parte, é traçada uma linha a partir da intersecção da terceira e quarta parte, indo ao encontro da linha da quinta parte, 1 cm atrás da orelha, isto é:


Sétima parte: é a parte inferior da sexta parte:
Oitava parte: do ponto de intersecção da primeira com a segunda parte do lado direito, traçar uma linha vertical até atrás da orelha com uma distância de 1 cm.


Nona parte: do ponto de 1 cm atrás da orelha, traçar uma linha em direção à intersecção da terceira com a quarta parte.
Décima parte: a décima parte é a parte inferior da nona parte.
Divisão e sequência das partes a serem enroladas: a sequência para enrolar é a seguinte:
1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 7ª, 5ª, 9ª, 10ª, 8ª partes.