5º Módulo Coloração

5º Módulo Coloração

4 Regras Básicas para a Formulação de uma Coloração Permanente


Para criar resultados de cor bonitos e profissionais, comece avaliando a cor e as condições do cabelo de sua cliente. Isto lhe ajudará a determinar como atingir os resultados que você e sua cliente querem. Comece com o cabelo limpo e seco.

PASSO 1

Determine a altura de tom natural da qual você está partindo e o percentual de brancos

Uma “altura de tom” é o grau de claridade (lightness) ou escuridão (darkness) no cabelo. Tipicamente, os sistemas de altura de tom variam da altura 1, a mais escura (preto azulado), até a altura 10 (louro claríssimo). Porém, diferentes marcas de coloração podem apresentar definições ligeiramente diferentes das alturas de tom.
Ajustando para cabelos com mais de 50% de Brancos
Ao formular uma coloração para cobertura de cabelos brancos, existem dois ajustes a serem feitos:

1 – Ajuste de altura de tom:
A menos que tenha sido elaborada especificamente para cabelos brancos, a sua fórmula deve estar entre 1⁄2 e 1 altura de tom mais escura que o resultado desejado.

2 – Ajuste de tom:
Cabelo sem pigmento tem um tom frio. A utilização de cores frias em cabelos brancos resultará numa cobertura incompleta. Para obter a cobertura completa de cabelos brancos, adicione um tom natural, quente ou dourado à fórmula de coloração.

PASSO 2

Determine a altura de tom que deseja atingir

Consulte sua cliente e determine se a cor será mais clara, mais escura, da mesma altura de tom ou somente uma mudança de tom.

Passo 3

Determine o tom desejado

O tom da cor é a sua nuance dominante. Todos os tons podem ser descritos como quentes ou frios.

COLORAÇÕES FRIAS
• As colorações frias têm nuance dominante azul, verdeazulado, violeta- azulado, violeta, violeta-avermelhado, verde ou verde-amarelado. Elas também são chamadas de cinza;
• Os tons frios absorvem a luz e podem pare
COLORAÇÕES QUENTES
• As colorações quentes têm um vermelho dominante, laranja- avermelhado, laranja, laranja-amarelado ou tons de amarelo. Elas também podem ser descritas como cobre, castanho-avermelhado ou dourado;
• Os tons quentes refletem a luz e podem parecer mais claros do que um tom natural ou frio na mesma altura de tom.



AJUSTANDO DE ACORDO COM O FUNDO DE CLAREAMENTO NATURAL
Para obter ótimos resultados de cor, é preciso conhecer o fundo de clareamento natural para controlá-lo. O fundo de clareamento natural é predominantemente quente. Enquanto o processo de oxidação da coloração permanente clareia o pigmento natural, estas cores subjacentes prevalecem. A combinação do fundo de clareamento natural com as novas moléculas de cor produz o resultado final.

PASSO 4

Determine o percentual do oxidante (volume do Revelador) necessário para se conseguir a abertura ou o depósito desejado.

Os oxidantes (reveladores) são elaborados para abrir uma altura a cada 3% de oxidante (10 volumes do revelador) utilizados.

A Tabela de Neutralização a seguir apresenta o fundo de clareamento natural para alturas de tom naturais de 1 a 10 e um exemplo de como neutralizar estes pigmentos.