5º Módulo Coloração

5º Módulo Coloração

Reflexos


É o posicionamento dos reflexos dos cabelos. Da mesma forma que cada altura de tom corresponde a um número, cada reflexo também tem uma numeração correspondente.

REFLEXOS FRIOS
Originados das cores frias: Azul, Roxo e Verde, que são, respectivamente, Acinzantado (,1), Irisado (,1), Irisado (,2), Metalizado (,7) e Acaju (,5). Absorvem a luz e apresentam uma nuance mais escura.
REFLEXOS QUENTES
Originados das cores quentes: Amarelo, Laranja e Vermelho, que são, respectivamente, Dourado (,3), Acobreado (,4), Acaju (,5) e Vermelho (,6). Refletem a luz e apresentam uma nuance mais clara.
OBS.: O Marrom é um reflexo terciária (Irisado + Metalizado). Portanto, é considerado como um reflexo frio que, somado ao fundo de clareamento, resulta em um reflexo natural (neutro).




Fatores determinantes do clareamento natural:
• Sol (raios UV ultravioleta);
• Vento, ar = oxigênio;
• Umidade.
É o oxigênio que clareia os cabelos. A umidade da atmosfera leva o oxigênio do ar para os mesmos.



Os cabelos brancos aparecem quando, por diversas razões, os melanócitos param de produzir melanina. Portanto, o cabelo é transparente.
Por este motivo, sempre que a cliente desejar uma cor de reflexo e tiver cabelos brancos, aconselhamos fazer a mistura com a cor fundamental (ou fundamental dourada, disponível em algumas marcas), seguindo a seguinte tabela:
• Para cobrir os primeiros cabelos brancos (até 50%) de maneira durável: faça uma coloração Tom sobre Tom misturando com uma nuance de reflexo com uma nuance natural;
• Para cobrir até 100% de cabelos brancos: todas as nuances fundamentais, exceto a nuance 10, cobrem com perfeição os cabelos brancos.

Exemplo de utilização:
Percentual de cabelos brancos
0 a 30% – 7.1
30 a 50% – 7.1 (2/3) + 7(1/3)
Acima de 50% – 7.1(1/2) + 7(1/2)
A partir de 70% de cabelos brancos de difícil cobertura, pode-se adicionar à fundamental 1 tom mais escuro que a cor a ser utilizada.
Ex.: 7.1(1/2) + 6(1/2) / 7.4(1/2) + 6.3(1/2)