Manicure Pedicure

Manicure Pedicure

Anatomia

OS OSSOS

MÃO: possui 8 carpos, 5 metacarpos e 14 falanges

PÉ: possui 7 tarsos, 5 metatarsos e 14 falanges

A PELE

A pele é o órgão de revestimento externo do corpo. É o maior órgão do corpo humano, responsável pela proteção do organismo.

É dividida em 3 camadas:

Epiderme: é a camada superficial. Não possui vasos sangüíneos. Encontrase o folículo piloso, as glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas, pêlos, unhas.

Derme: localiza-se entre a epiderme e a hipoderme. Ela é responsável pela elasticidade e resistência da pele. Possuem fibras colágenas e elásticas, vasos sangüíneos e linfáticos, nervos.

Hipoderme: é a camada mais profunda. Possuem fibras, células adiposas (de gorduras) e serve como isolante térmico, reserva energética e protege contra traumas.

A UNHA

É uma placa dura, achatada, situada nas extremidades dos dedos das mãos e pés.

É composta por uma proteína chamada oniquina, que é a queratina dura. A queratina é também encontrada no cabelo e na pele. A do cabelo é dura, porém flexível e a queratina encontrada na pele é a queratina macia.

A unha cresce em média 0,1mm ao dia e pode crescer de 3mm a 5mm ao mês. Estudos dizem que a unha cresce mais rápida no verão que no inverno.

A unha tem como principais funções: proteger a extremidade dos dedos da mão e do pé, nos ajuda a pegar pequenos objetos, a ter sensibilidade tátil e a nos defender (arranhar, cortar, etc).

A unha é dividida em três partes: raiz, corpo e extremidade livre. Raiz: é onde a unha nasce. Ela está embutida na derme e é coberta pela cutícula. Corpo: é a principal parte da unha, visível e cresce constantemente. Extremidade da unha: é a ponta da unha.

A Lúnula, mais conhecida como Meia-Lua, indica que a unha está em crescimento.

A cutícula envolve a unha e divide a raiz do corpo.

Matriz é onde tem vasos sangüíneos e linfáticos que controlam o crescimento da unha. É uma parte muito sensível. Quando danificada, prejudica na formação da unha.

FORMATO DE UNHAS