Manicure Pedicure

Manicure Pedicure

Doenças da Pele e Unhas

Uma profissional qualificada deve seguir todas as regras e procedimentos para se proteger e proteger sua cliente. Se você não for cautelosa, tanto você quanto a sua cliente poderão pegar uma infecção causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Muitas vezes a infecção é causada durante o atendimento.

A maior parte dos casos pode ser evitada apenas com os procedimentos de higienização, desinfecção e esterilização de materiais.

BACTÉRIA

É um microorganismo que só pode ser visto através do microscópio. Há 15.000 espécies de bactérias conhecidas e são encontradas na água, na poeira, no algodão, em matérias em deterioração, na pele, em secreções, na roupa, nos materiais de trabalho, na unha e etc.

Tipos de bactérias:

NÃO-PATOGÊNICOS:

este tipo de bactéria não nos prejudica e normalmente é benéfica. 70% das bactérias são não-patogênicos. No ser humano são encontradas na boca, no intestino, onde ajuda no processo digestivo.

PATOGÊNICOS:

são bactérias que prejudicam o ser humano, causando infecções e doenças. Elas se reproduzem rapidamente e produzem toxinas ou venenos.

Crescimento e reprodução

As bactérias vivem, crescem e se reproduzem em ambientes escuro, úmido, quente e em más condições. As gavetas do carrinho onde você guarda os materiais utilizados são ótimos para as bactérias. As bactérias se espalham facilmente pelo ar, água ou em contato com algum material infectado.

VÍRUS

O vírus é um agente patogênico. Ele entra na célula, cresce e se reproduz. Normalmente destrói a célula saudável. Os exemplos de infecções virais são: hepatite, catapora, sarampo, caxumba, gripe e etc. O vírus pode ser transferido facilmente através de uma tosse ou um espirro.

FUNGO

O fungo é contagioso e a cliente corre um grande risco durante o atendimento. O fungo pode passar de unha para unha facilmente. A cliente pode passar para você e vice-versa. Os tipos mais comuns de fungo são as manchas brancas ou a descoloração de algumas partes da unha. O fungo pode afetar as mãos, os pés e as unhas. Ao perceber alguma anormalidade, aconselhe sua cliente a procurar ajuda profissional.

Infecção no salão

A maioria das bactérias, vírus, fungos ou outros agentes infecciosos entram pelo nariz, boca, olhos, orelhas ou até por uma pequena abertura na pele. Você pode ser infectada ou pode infectar suas clientes por estar em contato com esses agentes.

Meios de contaminação:

  • Materiais como lixas, alicates, etc;
  • Gavetas;
  • Recipientes;
  • Lixeiras;
  • Mãos, pés e unhas de clientes;
  • Colegas, clientes e você, através da boca, nariz e olhos;
  • Feridas na pele;
  • Qualquer objeto exposto no ambiente de trabalho.

PREVENÇÃO

Infecções causadas por bactérias e fungos podem ser facilmente evitadas se você seguir corretamente os procedimentos de higiene. A maior parte dos casos de infecção acontece em salões de beleza, portanto nunca negligencie os procedimentos de higienização e esterilização.
Todos os materiais de metais que forem utilizados em clientes com alguma infecção devem ser esterilizados e os materiais descartáveis devem ser jogados no lixo.

Lembre-se: você tem a responsabilidade de manter a sua saúde e a saúde de sua cliente. Este tipo de problema é ruim para sua cliente e é um péssimo reflexo de seu serviço. A cliente está sempre atenta ao seu profissionalismo.

Evite transtornos, se pode evitá-los.

PELE

Micose

São causadas por fungos. Por ser uma doença contagiosa, a profissional deve tomar medidas de precaução para evitar o contágio. Faça a assepsia.

Eczema de contato

A pele desenvolve um tipo de sensibilidade (alergia) a um ou diversos produtos químicos (cosméticos). Pode causar irritação, vermelhidão, secreção, escamação e coceira.

Psoríase

É uma doença crônica (de longa duração) do sistema imunológico. Embora a causa exata da psoríase seja desconhecida, cientistas acreditam que o sistema imunológico se ativa por engano uma reação nas células cutâneas, o que acelera o ciclo de crescimento das células cutâneas. A psoríase em placas, a forma mais comum da psoríase, causa a formação de manchas que coçam na pele, áreas avermelhadas e lesões espessas e escamosas. Os sintomas da psoríase variam de pessoa para pessoa, de acordo com a gravidade da doença e com o tipo de psoríase. Os sintomas comuns da psoríase podem incluir um ou mais dos seguintes:

  • Lesões salientes, avermelhadas e inflamadas;
  • Placas escamosas e prateadas;
  • Manchas pequenas, avermelhadas, individuais (mais comuns em crianças e em jovens);
  • Pele seca que pode rachar e apresentar sangramento;
  • Coceira, ardência ou sensibilidade da pele;
  • Unhas esburacadas ou separação do leito ungueal.

UNHAS

Ao perceber alguma anormalidade na unha como alteração na cor, estrutura da unha, irregularidades na espessura, extensão, superfície, na forma, aconselhe sua cliente a procurar um dermatologista.

Psoríase Ungueal

Afeta os dedos das mãos e dos pés e também as unhas. Faz com que a unha cresça de forma anormal, engrosse e escame, além de perder a cor. Em alguns casos a unha chega a descolar da carne e, nos casos mais graves, a esfarelar.

Leoconíquia

São manchas brancas produzidas por bolhas de ar entre as células durante a formação da unha.

Unhas quebradiças

Pode ser causado por falta de sais minerais, vitaminas, distúrbios orgânicos, origem externa, lixamento excessivo, substâncias químicas.

Hematoma sub-ungueal

São manchas escuras provocadas por fortes pancadas. Há possibilidades de inflamação e dores nos dedos.

Calo sub-ungueal

São calos que se desenvolvem devido a pequenos traumas provocados pela pressão da ponta dos dedos contra calçados ou biqueiras baixas.

Onicofose

São sulcos laterais que se apresentam encalecidos. Isto ocorre devido à compressão dos dedos contra o calçado. Geralmente, são confundidas com unha encravada.

Onicomicose

São causadas por fungos dermatófitos. Apresenta uma coloração amarelo pardo. São encontradas nas laterais e nas pontas e com o enfraquecimento pode esfarelar.

Onicocriptose

É a unha encravada. A unha penetra nas laterais dos dedos e na pele. Normalmente, são causadas por cortes de unhas na forma incorreta e também pelo uso de sapatos estreitos.

Onicogrifose

São causadas por traumatismo, má formação da matriz ou má higiene. Possui uma coloração escura, mais grossa e dura, no formato de garras.

 

Onicoatrofia

É uma alteração na matriz da unha devido às infecções, má formação congênita e arrancamento traumático que resulta na atrofia da lâmina ungueal.